Inteligência artificial x Teste de Turing:Qual diferença?

23/08/2022 18:08:07

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

O Teste de Turing não testa diretamente se um computador se comporta de forma inteligente - ele teste somente se um computador se comporta como um humano.

O Que seria esso Teste de Turing?

No ano de 1950, o matemático e pioneiro da ciência da computação Alan Turing publicou na revista Mind um impactante e até hoje influente artigo que tem início com uma pergunta instigante: podem as máquinas pensar?
Turing propôs substituir esta questão por outra, mais palpável: podem as máquinas imitar a linguagem humana? A ideia por trás desta questão é relativamente simples: se uma máquina consegue se comunicar como um ser humano pressupõe-se que ela pensa como um ser humano - e que, portanto, ela tem uma mente ou uma consciência.
Teste de Turing. Provavelmente você já ouviu falar deste teste e certamente já participou dele. Não acredita? Pois eu não tenho dúvida que em algum site que você já entrou em sua vida você teve que digitar algumas palavras distorcidas, letras ou números ou então clicar em um botão escrito "eu não sou um robô". Em todos esses casos você participou de um teste de Turing, mais especificamente de um CAPTCHA.

Então se a máquina passa no Teste de Turing, significa que ela é capaz de pensar como um humano?

Não, não significa. Quando submetemos uma máquina ao Teste de Turing, estamos testando a capacidade que ela tem de se comunicar com um humano de maneira tão natural e inteligente quanto qualquer outro humano, de modo que não consigamos distinguir. Uma máquina pode ser treinada para ser capaz de ter uma conversa com uma pessoa, conseguindo responder as perguntas de maneira natural, porém, isso não significa que ela de fato compreende o que está dizendo.
No fim das contas, o Teste de Turing não pode dizer se uma máquina realmente pensa, mas sim se ela pode exibir um comportamento inteligente similar a um ser humano.

Algum computador já passou no Teste de Turing?

Sim! O primeiro registro que temos de uma máquina capaz de passar no Teste de Turing é datado em junho de 2014 (60 anos após a morte de Alan Turing), sendo ela criada por uma equipe russa. Tal computador se passou por um pré-adolescente ucraniano de 13 anos, chamado Eugene Goostman.
Os autores do script de interpretação foram Sergey Ulasen e Eugene Demchenko e Vaselov, programadores russos da área de Inteligência Artificial, sendo responsáveis por dar a Eugene personalidade. Assim, para passar pelo Teste de Turing, Eugene foi colocado para dialogar durante cinco minutos com uma banca de jurados na Universidade de Reading, em Londres. Eugene foi capaz de demonstrar a naturalidade e personalidade coerente com a de um jovem de 13 anos, (“sendo” acabou se repetindo um pouco aqui) enganando 33% dos juris nesse tempo e “passando” no Teste de Turing.

E a inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina. Os sistemas de IA são regidos por algoritmos usando técnicas como machine learning e deep learning para demonstrar comportamento “inteligente”.

Quais as vantagens de utilizar Inteligência Artificial?

Ao utilizar IA, a sua empresa terá maior produtividade, otimização nos processos, foco total no usuário, e uma análise mais confiável de dados complexos.

Podemos ver essa evolução a todo momento, onde vimos que essa tendência veio para ficar na internet, e a cada dia uma nova tecnologia está ativa, como tudo isso muda nossa forma de enchergar o mundo.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

O Aluno e a Educação à Distância

Moodle [plataforma ead] - 20/06/2017

5 Desafios de um curso EAD

Moodle [plataforma ead] - 25/10/2017